topo.gif

Brotas

Brotas

Brotas (sprouts em inglês) é um jogo de lápis e papel interessante com propriedades matemáticas. Foi inventado pelos matemáticos John Horton Conway e Michael E. Peterson em Cambridge University, em 1967.

O jogo Brotas poderia ser jogado por vários jogadores, mas normalmente é jogado por duas pessoas. No começo ele é formado por pontos sobre o papel ou quadro-negro, variando de 1 a n pontos, dependendo da escolha dos jogadores. De cada ponto pode sair 3 curvas que unirão um ponto a outro ou a ele mesmo e no meio dessa curva cria-se um novo ponto.

Quando traçar uma curva, ela não poderá passar por cima de outra curva já feita. Na figura embaixo vemos o início de um jogo com dois pontos iniciais. À esquerda tem-se o quadro inicial. À direita jogador A joga, ligando um ponto a ele próprio, e à esquerda na segunda linha o jogador B responde. O número de curvas que ainda pode ser associado a um ponto é chamado do número de vidas do ponto. Logo, à esquerda nasegunda linha há dois pontos sem vida (pontos mortos), um ponto com uma vida e, separado dele, um ponto com três vidas.

Começo da partida

Primeiro jogador (azul) liga ponto a si próprio

e cria um novo ponto.

 

Segundo jogador (vermelho)

responde, ligando dois pontos e criando mais um.

 

O jogador A joga, do único modo possível

 

Mais embaixo temos a continuação desta partida, de fato já ganho por B. O motivo disso é que há exatamente uma jogada restante no jogo a pa rtir do quadro à direita acima. Jogador B ganha de modo a garantir a sua vitória. Repare que o ponto superior (o do traço vermelho) não tem como ser ligado a nenhum outro ponto; somente existe uma jogada permitida a A.

 

 

Notamos que no início do jogo há 3n vidas (jogadas em potencial). A cada jogada duas vidas são consumidas e uma é criada, de modo que há uma vida a menos após cada jogada.

Uma análise mais simples de Brotas é a seguinte. Se o número n de pontos iniciais é ímpar, então haverá 3n vidas no início da partida, um número ímpar. Após a jogada de A restam 3n – 1 vidas (par) e emseguida, após a jogada de B restam 3n – 2 vidas (ímpar). Depois de todas as jogadas e A haverá sempre um número par de vidas, e para A ganhar, deve haver um número par de vidas (isoladas) após sua última jogada. Da mesma forma, para B ganhar, deve haver um número ímpar de vidas (pontos isolados) no final do jogo.

Se, ao contrário, há inicialmente um número par de pontos, haverá 3n vidas (número par) no início, e após a primeira, segunda, ..., etc. jogada de A haverá sempre um número ímpar de vidas (pontos isolados). Para B é o contrário: sempre haverá um número par de vidas após suas jogadas. Logo B tenta deixar um número par de vidas isoladas no final do jogo. É isso que aconteceu no exemplo de partida mostrada acima.

O jogo Brotas tem sido analisado em bastante detalhe. Com simulação usando o computador, o jogo normal com até 32 pontos iniciais tem sido estudado, e o jogo misère com

até 15 pontos também. As conclusões são de que o primeiro jogador a jogar tem vantagem e pode garantir vitória se o número inicial de pontos é igual a 6k + 3, 6k + 4 ou 6k + 5 para algum inteiro k (incluindo k = 0, de modo que um jogo com 3, 4 ou 5 pontos iniciais permite que jogador A ganha a partida).